Amigos de Anne Frank - Nanette Konig

   Oi, pessoal. Hoje vim falar sobre uma pessoa muito interessante. Nanette Konig, uma amiga de Anne Frank que sobreviveu ao holocausto.

Senhora de 88 anos que sobreviveu ao holocausto.
   Nos relatos de Anne, ela descreve cada um de seus colegas que frequentavam junto com ela, a escola para judeus, Liceu Israelita. Nanette é descrita no livro como "tagarela", mas foi convidada para a festa de aniversário da amiga, dia que ganhou do pai seu diário.
   Todos desapareciam, sumiam. Foi assim com Anne e em um dia normal, bateram com força na porta da casa de Nanette e ela, seu irmão mais velho e seus pais foram levados para o campo de transição de Westerbork. Os judeus passavam por ele antes de ir para os campos de extermínio ou concentração.
   A família de Nanette e ela passaram quatro meses em Westerbork, pelo fato de fazerem parte de um grupo que poderia ser trocado por prisioneiros de guerra alemães.
   Porém, um dia, eles foram transferidos para Bergen-Belsen, campo de concentração, onde viviam em situações precárias.
   Foi lá que ela reencontrou Anne, as duas já com 15 anos e trocaram seu último abraço. E algum tempo depois, tropas britânicas libertaram Bergen-Belsen. Pediu ao major Leonard Berney que contatasse uma tia e ela passou três anos se recuperando de tifo em um sanatório holandês.
   Depois de liberada, se casou com o inglês John Konig e dois anos depois se mudou para o Brasil e os dois estão juntos até hoje.
   Em 2015, ela lançou um livro contando em detalhes suas experiências na guerra. O livro se chama: "Eu sobrevivi ao holocausto".
   Bom, pessoal, até a próxima.


 

Comentários

Postagens mais visitadas